SHAPES Apresenta Orientações para uma Melhor Experiência de Utilizador

Julho de 2020

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

SHAPES UX

Na execução do plano de atividades proposto, o Consórcio SHAPES apresenta um conjunto de orientações e recomendações para o desenho de soluções digitais destinadas a uma população idosa, de forma a melhorar consideravelmente a sua experiência de utilização.
No contexto do trabalho realizado, a EDGE contribuiu para a análise de normas aplicáveis e identificou os atributos de acessibilidade, usabilidade e facilidade de interação como importantes no desenho das soluções digitais SHAPES. Esta análise permitiu reconhecer o valor da abordagem de Desenho Universal de Gregg Vanderheiden no desenvolvimento de tecnologias de assistência que proporcionam soluções especializadas para os utilizadores com requisitos específicos. Vinte e duas heurísticas foram então identificadas para plataformas web, móveis e interfaces multimodais (gestos, voz, táctil) que consideram os requisitos específicos do utilizador idoso. Combinando diferentes técnicas e métodos, a EDGE e os demais parceiros SHAPES irão considerar as orientações e recomendações agora propostas no processo de desenho e desenvolvimento das soluções digitais SHAPES, realizado em modelo de co-criação com os utilizadores das soluções.
As orientações e recomendações do projeto SHAPES para a criação de soluções digitais que proporcionem um nível superior de experiência e satisfação para o utilizador idoso são um guia importante para o trabalho que a EDGE tem vindo a desenvolver, no sentido de assegurar que os idosos usufruem em pleno dos benefícios da Plataforma eCare no que respeita à melhoria do seu nível de independência, autonomia e qualidade de vida.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »