SHAPES Inicia o Planeamento da Campanha Pan-Europeia de Pilotos

Agosto de 2020

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

SHAPES Campanha de Pilotos

Com dez meses de trabalho, o projeto SHAPES apresenta um ambicioso programa de pilotos, envolvendo quinze organizações em dez países da Europa e mais de dois mil idosos que procuram soluções digitais com a capacidade de efetivamente melhorar a sua autonomia e independência.
A EDGE e os restantes parceiros SHAPES definiram um plano para a preparação, execução e avaliação dos pilotos a desenvolver, abraçando áreas tão diversas como a criação de ambientes em casa propícios a um envelhecimento saudável e ativo, melhoria da prestação de cuidados em casa e na comunidade, o controlo e a otimização da medicação, o papel dos estímulos psicossociais e cognitivos no bem-estar dos idosos, as necessidades dos idosos com doenças neuro-degenerativas, a reabilitação física dos idosos em casa e a importância da troca de dados de saúde no apoio a uma maior mobilidade e acessibilidade dos idosos. Ao longo de cinco fases distintas, os pilotos SHAPES serão implementados por uma organização líder e replicados por outras organizações, de forma a garantir não só a observação das diferentes molduras legais e éticas associadas à prestação de cuidados de saúde e assistência social, mas também a maior comparabilidade dos resultados dos pilotos de forma a construir uma solução verdadeiramente pan-Europeia.
Neste momento, a EDGE tem contribuído para a definição dos casos de estudo que, considerando as personas e os casos de estudo gerais do SHAPES, irão determinar as atividades pilotos a ser desenvolvidas. Com uma abordagem baseada na co-criação, envolvendo desde cedo os parceiros tecnológicos do SHAPES e os diversos utilizadores finais das soluções, como os idosos, os cuidadores informais e os profissionais de saúde e de apoio social, o projeto SHAPES tem vindo a criar os cenários para os pilotos, identificando o perfil dos participantes e os objetivos a alcançar, bem como as soluções digitais que contribuem para os objetivos propostos. Nesta fase, tem sido relevante a coordenação das equipas técnicas, quer a responsável pela implementação das soluções digitais SHAPES, quer a responsável pela implementação das atividades dos pilotos, para o desenho das soluções digitais e a construção dos protótipos. Neste contexto, a EDGE assume a liderança de dois casos de estudo associados a dois pilotos que reúnem parceiros da Alemanha, Espanha, Itália, República Checa, Grécia, Suécia e Reino Unido.
De acordo com o Plano da Campanha de Pilotos do projeto SHAPES, durante o próximo ano, será implementada a fase de validação da Plataforma SHAPES e das soluções digitais em pequenos exercícios, ao que seguir-se-á a execução dos pilotos, primeiro num ambiente controlado e depois em ambiente de vida real. Com uma duração de vinte e quatro meses, os pilotos do SHAPES irão apresentar resultados que analisam de forma compreensiva o panorama Europeu dos cuidados integrados para a população idosa e o conjunto de soluções digitais que podem melhorar significativamente a capacidade de autonomia e independência dos idosos.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »